Cada vez mais estamos nos deparando com a competitividade no mundo do trabalho. As empresas estão mais exigentes nos processos de contratação de novos colaboradores. Atualmente existem empresas que se especializam especificamente a fazer este trabalho. Os candidatos passam por rigorosas etapas que compreendem desde testes psicológicos, entrevistas por competência, dinâmicas de grupo e outros mais.
Mas atualmente os consultores de RH estão utilizando mais uma ferramenta como parte do processo de avaliação de seus novos colaboradores, a Web.
Com a Web é possível obter informações detalhadas do comportamento social e as relações que o candidato estabelece, que embora pareça só curiosidade influência no processo de aprovação ou não do candidato.
Por isso é importante tomar cuidado com o que se posta nos sites de relacionamento. Por exemplo, é possível verificar através do site se o candidato vai freqüentemente á festas, ou seja, sair para noitadas como hábito constante, comportamento esse que pode influenciar na sua produtividade ou até mesmo em atrasos no novo emprego, se ele fala palavrões, conferir erros gramaticais. Outro erro importante é quando em um desabafo o candidato fala mal de empresas que já tenha trabalhado anteriormente, falar mal da antiga empresa não e bem visto.
Portanto é preciso ficar atento para não ser desclassificado de processos seletivos por causa do que você posta a respeito seu na Web.
Carolina Santana.
Um espaço para discussão das tecnologias a partir do ponto de vista da psicologia.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O perigo das redes sociais na vida do adolescente.
Atualmente a internet faz parte do cotidiano da maioria das pessoas e a cada dia novos internautas entram neste mundo fascinante, mas, ao mesmo tempo perigoso.
As redes sociais- os ditos facebook, Orkut, twitter, MSN e etc. podem está por trás de algumas mazelas que permeiam o universo da juventude contemporânea, pesquisas abordando esse tema, mostram que na busca por uma identidade e um enquadramento de pertencer a um grupo, o adolescente acaba sendo alvo fácil de pessoas mal intencionadas, que se utilizam desses meios para envolvê-los na prática de crimes, como, prostituição, pedofilia, o cyber bullyng, tão comentado na mídia ultimamente, sem contar o vício que essas páginas podem causar. Outro indicador de que essas visitas podem não está fazendo bem a esses adolescente é um crescimento no baixo rendimento escolar.
Quero aqui fazer um alerta para o perigo que envolve esses sites de relacionamentos, e aos pais que prestem mais atenção no tempo em que seus filhos passam em frente ao computador. Sem precisar exagerar na marcação, afinal, ninguém gosta de ser vigiado o tempo todo.
Aos colegas da psicologia surge ai um novo desafio que é trabalhar nos consultórios, em debates nas universidades, meios que possam ajudar não só o adolescente, mas o núcleo familiar como um todo, a lidar com esse problema, que a cada dia é mais observado, até mesmo, pelo fato do crescimento nesta nova maneira de se relacionar.
Riselane Sousa em 19 de Abril de 2011.
Tecnologia e criança: uma faca de dois gumes.
Há muito tempo se sabe que da importância do brincar para uma criança. Esta é uma experiência cujos benefícios são bastante evidentes e que ultrapassam os limites físicos e sociais, influenciando também em outros aspectos, como o cognitivo e psicológico, por exemplo.
Hoje, sabemos que muitas crianças vivem esta experiência do brincar de uma forma bem diferente das de um curto tempo atrás. Com o advento das novas tecnologias, o brincar infantil passou a ter uma nova roupagem que muitas vezes não permitem o mesmo estimulo que produzem uma brincadeira comum. E isto tem trazido algumas conseqüências que necessitam ser averiguadas.
Segundo um estudo realizado pela AVG – a conhecida fabricante de softwares antivírus – denominado de estudo Digital Diaries, os pequenos conectados já sofrem consequências por este comportamento, podendo acarretar em atraso do desenvolvimento das funções motoras. Isto porque, em vez de aprender a nadar, soltar pipa ou amarrar os próprios sapatos, estas crianças estão aprendendo a navegar por aplicações nos smartphones dos pais, usando computadores ou videogames nas horas vagas.
E o que isso quer dizer? Talvez a influência da tecnologia no aprendizado das crianças seja positiva, mas a mudança radical de ambiente inspira cuidados diferentes. A introdução de novas tecnologias e o monitoramento do seu uso devem ser feitos cautelosamente pelos pais, ou isso pode ser uma influência negativa ao invés de positiva, tornando assim uma faca de dois gumes.
Escrito por: Adriana do Socorro Guedes de Almeida – 9 PSM
SEGURANÇA NA INTERNET
O avanço da internet possibilitou a milhares de pessoas um acesso ilimitado de conhecimentos, bem como um estreitamento nas relações, pois permite manter contato com pessoas conhecidas e até mesmo desconhecidas de interesses semelhantes. Exemplo disso são os vários tipos de redes sociais, as salas de bate-papo, os fóruns, blogs, entre outros. Entretanto, é necessário que a sua utilização ocorra de forma segura, evitando riscos ao usuário e sua família.
De acordo com a “Enisa” (Agência Européia para segurança de Rede de Informação) algumas dicas são importantes e podem proteger o usuário ao acessar a internet, como:
● Escolha cuidadosamente as informações, vídeos e imagens que serão publicados;
● Não publique informações delicadas;
● Use pseudônimos, assim só os conhecidos saberão de quem se trata;
● Não adicione desconhecidos;
● Verifique seus contatos;
● Use seu e-mail pessoal em contas sociais;
● Cuidado ao falar de seu trabalho na internet;
● Não misture contatos de trabalho e amigos;
● Não deixe ninguém ver seu perfil sem sua permissão;
Adriana Cristina dos Santos Monteiro de Almeida.
A EVOLUÇÃO DOS CASOS DE PEDOFILIA COM O USO DA INTERNET
Discutir sobre o tema tão polemico como pedofilia requer um olhar interdisciplinar sobre o assunto, ou seja, o tema presente requer uma atenção especial por várias áreas do saber como psicologia, pedagogia, sociologia, bem como a informática, pois a internet é um instrumento muito, e porque não o mais, utilizado para a prática do ato pedófilo.
Em primeiro lugar é importante conceituar o que seria pedofilia. Este termo, pedofilia é normalmente definida como um transtorno psicológico em adultos, em termos técnicos, é um “distúrbio de preferência sexual”. Podemos definir a pessoa que pratica a pedofilia como aquele que sente atração e/ou excitação sexual, em virtude do contato, seja ele físico, ou com imagens de crianças, ou préadolescentes. Em geral os pedófilos são homens já de idade, os quais usam a internet, em especial sites de relacionamentos, para criarem um perfil de adolescente, coma intenção em atrair pessoas dessa faixa etária. A internet se tornou um mecanismo rápido e prática para esse tipo de atrativo, visto que inicialmente, o que é digitado em uma perfil de um site de relacionamento por exemplo, é o que supostamente a pessoa é de fato, mas cada pessoa cria da maneira que entender; então criar qualquer perfil na internet o qual seja um tanto atraente para esse tipo de publico, é um método rápido, prático e ao mesmo tempo, menos perigoso para os pedófilos.
A principal base para se combater o grande avanço que se tem em pedofilia, principalmente no campo da internet, sempre foi e sempre será a comunicação eficiente entre pais e filhos, esta é a chave para evitar um problema, principalmente quando se trata sobre pedófilos na internet. Os pais tem o dever e a obrigação em averiguar e investigar quais páginas seus filhos visitam na internet, em especial estes os quais são alvos fáceis, os mais retraídos, solitários, que se prendem muito no quarto em frente ao computador, a exigência dos pais em saber o que os filhos estão fazendo quando online é e suma importância. Se os filhos têm o conhecimento de que os pais estão interessados em saber sobre o que está acontecendo na sua ausência, os filhos tendem a ser mais cuidadosos, ficam um tanto propensos a evitar sites os quais eles sabem que supostamente poderiam ser reprovados pelos pais.
Um dado importantíssimo a ser levado em consideração, foi um mostrado por uma organização não governamental, a SaferNet, o qual diz que O número de páginas denunciadas por divulgação de pedofilia e exploração sexual de crianças dobrou entre 2006 e 2007 no Brasil. O avanço da tecnologia da internet, bem como sua praticidade permite que os pedófilos trovam de informações entre ambos sobre as crianças, como se fosse um tipo de fórum organizado, com isso ao capazes de se reunir em salas de bate-papo online, com o objetivo de educar um ao outro, se orientando, trocando informações de como agir, isso inclui ensinamentos de como satisfazer, atrair e explorar crianças, bem como atrais os pais de suas vitimas em um falso senso de segurança sobre a sua presença dentro do seio familiar, geralmente netas redes, os termos que os pedófilos usam para se identificar variam entre "boy-lover", "girl-lover", "childlover". Tornou-se uma evolução da atividade de pedofilia.
Devemos refletir sobre certa contradição nesta relação entre internet e pedofilia, pois ao mesmo tempo em que esta (internet) amplifica o acesso a conteúdos ilegais, e a prática de atos criminosos, com maior facilidade em praticá-los por este meio de comunicação, a internet também oferece os meios para descobrir e mapear as redes criminosas, ou seja, é um instrumento se suma importância para combater os atos criminosos cometidos pelos infratores.
Autor: Jaiderson Gadelha Guedes Nascimento
segunda-feira, 18 de abril de 2011
As Redes Sociais e seus benefícios
A internet tornou-se uma dos meios de comunicações mais usados nos últimos anos e milhares de usuários em todo o mundo fazem uso de pelo menos uma das diversas redes sociais existentes, como por exemplo, Facebook, Orkut, Twitter, Formspring, YouTube, Messenger, entre outros.
As redes sociais caracterizam-se por páginas disponíveis na web que visam conectar pessoas e estabelecer comunicação, facilitando a interação entre elas.
Toda essa procura e interesse não são em vão, pois elas oferecem diversos benéficos para seus usuários. Além do lazer e do entretenimento, permite-se o fácil acesso à diversas informações, como por exemplo notícias do que acontece em qualquer parte do mundo, muitas vezes antes mesmo de serem anunciadas em revistas, rádios ou telejornais. Outro recurso muito utilizado é a busca por outros indivíduos, sejam eles amigos, colegas de trabalho, parentes ou até mesmo aquela pessoa com quem não se tem contato durante algum tempo. Algumas dessas redes permitem encontrar pessoas e mandar e receber recados das mesmas. Uma forma de manter as relações sociais sem sair de casa e não perder o contato com os demais. Existem também sites de rede sociais em que se pode enviar e receber mensagens instantâneas, sendo elas direcionadas ou não a algum contato adicionado e outros com mecanismos que disponibilizam a publicação e a procura de vídeos com variados conteúdos. É possível também fazer a publicação de fotos, tendo como opção a decisão de compartilhar ou não esses arquivos e com quais amigos compartilhar.
As redes sociais hoje em dia também permitem que usuário personalize sua página, utilizando os recursos que deseja, deixando sua página com o aspecto que mais lhe agrada.
Por esse e outros motivos há cada vez mais uma demanda maior de pessoas conectadas à suas redes, as quais podem ser usadas apenas para a diversão, mas como também para projetos mais sérios, para estabelecer negócios ou até mesmo para se obter conhecimento de diferentes questões.
Autora: Amanda Azevedo
Assinar:
Comentários (Atom)



