Cada vez mais estamos nos deparando com a competitividade no mundo do trabalho. As empresas estão mais exigentes nos processos de contratação de novos colaboradores. Atualmente existem empresas que se especializam especificamente a fazer este trabalho. Os candidatos passam por rigorosas etapas que compreendem desde testes psicológicos, entrevistas por competência, dinâmicas de grupo e outros mais.
Mas atualmente os consultores de RH estão utilizando mais uma ferramenta como parte do processo de avaliação de seus novos colaboradores, a Web.
Com a Web é possível obter informações detalhadas do comportamento social e as relações que o candidato estabelece, que embora pareça só curiosidade influência no processo de aprovação ou não do candidato.
Por isso é importante tomar cuidado com o que se posta nos sites de relacionamento. Por exemplo, é possível verificar através do site se o candidato vai freqüentemente á festas, ou seja, sair para noitadas como hábito constante, comportamento esse que pode influenciar na sua produtividade ou até mesmo em atrasos no novo emprego, se ele fala palavrões, conferir erros gramaticais. Outro erro importante é quando em um desabafo o candidato fala mal de empresas que já tenha trabalhado anteriormente, falar mal da antiga empresa não e bem visto.
Portanto é preciso ficar atento para não ser desclassificado de processos seletivos por causa do que você posta a respeito seu na Web.
Carolina Santana.
Carolina,
ResponderExcluirCom as redes sociais, deve-se ter cuidado até com o que se fala durante o horário de trabalho. Comentários no twitter ou facebook podem repercutir na internet positivamente ou negativamente. Isto poderá impactar na imagem da empresa diante da sociedade e do mercado.
Não acho que as redes sociais devem ser bloqueadas no ambiente de trabalho. Porém, considero que os colaboradores devem ser orientados ao uso correto e consciente e cobrados por essa orientação.