Há muito tempo se sabe que da importância do brincar para uma criança. Esta é uma experiência cujos benefícios são bastante evidentes e que ultrapassam os limites físicos e sociais, influenciando também em outros aspectos, como o cognitivo e psicológico, por exemplo.
Hoje, sabemos que muitas crianças vivem esta experiência do brincar de uma forma bem diferente das de um curto tempo atrás. Com o advento das novas tecnologias, o brincar infantil passou a ter uma nova roupagem que muitas vezes não permitem o mesmo estimulo que produzem uma brincadeira comum. E isto tem trazido algumas conseqüências que necessitam ser averiguadas.
Segundo um estudo realizado pela AVG – a conhecida fabricante de softwares antivírus – denominado de estudo Digital Diaries, os pequenos conectados já sofrem consequências por este comportamento, podendo acarretar em atraso do desenvolvimento das funções motoras. Isto porque, em vez de aprender a nadar, soltar pipa ou amarrar os próprios sapatos, estas crianças estão aprendendo a navegar por aplicações nos smartphones dos pais, usando computadores ou videogames nas horas vagas.
E o que isso quer dizer? Talvez a influência da tecnologia no aprendizado das crianças seja positiva, mas a mudança radical de ambiente inspira cuidados diferentes. A introdução de novas tecnologias e o monitoramento do seu uso devem ser feitos cautelosamente pelos pais, ou isso pode ser uma influência negativa ao invés de positiva, tornando assim uma faca de dois gumes.
Escrito por: Adriana do Socorro Guedes de Almeida – 9 PSM

Adriana,
ResponderExcluirNos perguntamos que caminho seguir. Vale o mesmo comentário de outros posts: é outra geração. Sabemos conversar, pelo menos, com essa geração? Já tentaram? Pra mim é um desafio cada vez que inicio um diálogo com alguém com menos de 18 anos. Eles cresceram em outro mundo.
Esta semana estava conversando com um colega de trabalho sobre tecnologia. Este colegacomentou que sua filha de 13 anos liga seu IPOD e coloca os fones de ouvido sempre que entra no carro. Ele se pergunta: e o diálogo? E a pergunta: como foi seu dia na escola?
Experimentem passar 1 dia em vossas casas utilizando apenas a TV da sala. Ignorem as TV´s dos quartos e verifiquem o resultado.