Quando os videogames ficaram populares, eram vistos com muita desconfiança pelos pais, médicos e educadores. Eles achavam que os jogos tiravam a atenção das crianças e adolescentes dos estudos, aumentavam o sedentarismo, tornavam esses jovens mais isolados do mundo, e outros tantos motivos que deixavam pais e profissionais preocupados. Devido a esses fatores, trago os resultados de estudos científicos, que descobriram cinco benefícios que os videogames proporcionam para a saúde. E assim oferecemos cinco motivos para você continuar usufruindo dessa tecnologia tão divertida, para todas as idades. Pois atualmente os jogos não são mais uma exclusividade para as crianças.
5. Visão
Jogos de ação podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, conhecida como “olho preguiçoso”. Nesta condição, a visão de um olho é pior que a do outro, e o tratamento é muitas vezes feito com o uso de um tapa-olho. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de vídeo game pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos. Além disso, um estudo da Universidade de Rochester (EUA) descobriu que jogos de tiro em primeira pessoa melhoram a visão ao aumentar a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo.
4. Cérebro
Jogar Tetris, um dos mais antigos e mais populares vídeo games, pode aumentar a eficiência do cérebro. Pesquisadores de Albuquerque (EUA) realizaram os testes com 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris durante 30 minutos diários durante três meses. O estudo descobriu que as jogadoras desenvolveram um córtex mais espesso que aquelas que não jogaram. Além disso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estar ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditiva.
3. Equilíbrio
Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, testaram o vídeo game Wii em pacientes com doença de Parkinson. Depois de seis semanas de treinamento diário por 30 minutos com o Wii Fit, de exercícios físicos, e 15 minutos de Wii Sports, com esportes, os participantes do estudo melhoraram significativamente o equilíbrio. Os pesquisadores acreditam que treinamentos deste tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com este problema.
2. Boa forma
Jogos como “Dance Dance Revolution” e “In The Groove” faziam a alegria de muitos adolescentes em shopping centers e em casa, sobre os tapetes apropriados para a dança. Agora, o Wii Fit permite que os jogadores realizem várias atividades físicas, como surf, boxe e danças sem nem sair de casa. Algumas academias já até integraram os vídeo games para as atividades físicas.
1. Coordenação motora
Pesquisas mostram que videogames podem aumentar a coordenação motora e a coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) mostra que jogar três horas semanais de vídeo games ajuda a cirurgiões terem menos erros em procedimentos pouco invasivos. Os jogos também ajudaram os médicos a realizar os procedimentos mais rapidamente.
Fonte:http://hypescience.com
Autora: Juliana Assis
E-mail: psi.julianaassis@gmail.com.br

Juliana,
ResponderExcluirTema curioso e interessante. Videogames também podem auxiliar no aprendizado de idiomas. Explico: jogos de aventura, em que a história e as pistas auxiliam o personagem a encontrar chegar ao próximo estágio podem auxiliar as pessoas no aprendizado ou prática de outro idioma (inglês, por exemplo).
Na área dos jogos com movimento, já conhece o Kinect da Microsoft? A experiência do sensor de movimentos sem nenhum controle é fantástica. Pra quem não conhece, veja: http://www.youtube.com/watch?v=Mf44bWQr3jc
Tem também o vídeo engraçado com as consequências da empolgação dos jogadores:
http://www.youtube.com/watch?v=GSNo_XIqG8E&feature=fvst