segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você sabe que é você?


A internet pode ser considerada um dos meios de comunicações mais importantes da atualidade. Visto a sua facilidade de disseminação de informações, assim como também a facilidade de interação entre pessoas de várias partes do mundo. Podemos citar como um exemplo de interação, as redes sociais que são um dos campos que mais crescem atualmente. Aqui no Brasil, o Orkut e Twitter são os preferidos, porém já se vê várias pessoas aderindo redes como o Facebook, Tumblr e MySpace. O Twitter hoje é com toda certeza um fenômeno mundial, que conquistou pessoas do mundo inteiro, de celebridades até mesmo pessoas que se dizem “por fora” do mundo online. O Twitter é uma espécie de rede de micro blogs em que você deve escrever algo com no máximo 140 caracteres com a seguinte idéia “What’s happening” através do twitter você pode ainda ver o que está acontecendo com as outras pessoas em tempo real, assim como também há revistas, sites, faculdades e etc. que já tem a sua própria conta para que as pessoas tenham mais facilidade ao seu conteúdo. Porém, um fator que tem chamado muito atenção entre as redes sociais é o crescimento dos perfis “Fakes”. A palavra Fake vem do inglês é quer dizer falso, perfil fake então seria um perfil que uma pessoa faz com nome, características e imagem pertencentes a outras pessoas. Geralmente estes perfis usam a imagem de atrizes e cantoras adolescentes que estejam em destaques na mídia, como por exemplo, Miley Cyrus, Kristen Stewart, Demi Lovato entre outras.
Existem dois tipos de fake: Aqueles que têm como objetivo serem informativos como, por exemplo, @RPLife que tem como objetivo divulgar noticias, fotos e novidades do ator Robert Pattinson, ou então outros perfis de fãs que ao criarem uma conta, tem como objetivo conhecer pessoas que tenham os mesmos interesses assim então criam um perfil com algo ligado ao artista e coloca uma foto sua ou de outra pessoa, mantendo a sua imagem restrita da curiosidade alheia. Porém, há também aqueles que fazem perfis com o objetivo para realizar algo negativo, como por exemplo, denegrir a imagem alheia ou então realizar o cyberBullyng, que assim como o bullyng que ocorre nas escolas este ocorre online.
 Diante do exposto, é importante destacar que se deve tomar cuidado com o que acontece online, pois este pode ter conseqüências graves. Podemos observar atualmente vários casos de pedófilos ou até mesmo pessoas agindo de má fé como prometendo prêmios em troca dos números de identificação da pessoa assim como vários casos.
No caso do Twitter, em que no lugar de colecionarmos “amigos” como no Orkut e Facebook, tem-se como meta conseguir seguidores, assim então fazendo com que várias pessoas fujam daquilo que eles realmente são para que aos olhos dos outros sejam vistos como “populares” e de opinião “forte”. Porém, é importante destacar que possíveis ações que denigram a imagem de outra pessoa que pode vir a virar-se contra você, visto que da mesma forma que várias pessoas dizem gostar daquilo que você diz, outros podem não gostar e assim então revidar possíveis ataques que não serão aceitos como simples revidações.
Tanto a internet, quanto as redes sociais em um geral são utilizadas por vários motivos, estes que muitas vezes podem chegar até mesmo a fugir do controle do usuário, para então evitar-se tais relações deve-se ter cuidado com o que é exposto online, assim como temos cuidado com o que expomos na nossa rotina diária. A internet é uma ferramenta muito importante para várias coisas positivas, que fora o acesso rápido à informações podemos ainda ter a chance de interagirmos com pessoas de várias partes do país e até mesmo do mundo.
Assim então, conclui-se que devemos, mesmo na nossa vida virtual, mantermos a essência daquilo que nós somos e seguirmos aquilo que aprendemos ainda criança: “Não fazer com o próximo aquilo que não queremos que façam conosco”. Através da internet podemos conhecer aqueles que serão seus amigos para a vida inteira, ou então será aquele que vai estar para sempre do seu lado. Ou até mesmo poderemos encontrar pessoas que com o tempo irão desaparecer das nossas vidas. Porém, o que não devemos deixar jamais é de ser aquilo o que realmente somos. Seja online, na vida cotidiana, com um perfil verdadeiro ou até mesmo sendo um fake.
Falso não precisa ser necessariamente tudo aquilo que já envolver o seu perfil. Use a imagem que você quiser, fale de Harry Potter, da Saga Crepúsculo ou até mesmo da novela das 8. Porém seja sempre você.   
Autora: Keyla Pontes 

2 comentários:

  1. Muito bom o texto da Keyla também!

    ResponderExcluir
  2. Keyla,

    Interessante quando diz "seja sempre você". Fiquei pensando, será que estamos sendo nós mesmos na internet?

    Continuo pensando...

    e pensando...

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir